O procurador-geral de Justiça (PGJ), Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, acompanhou, na manhã dessa terça-feira (3), o corregedor- nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP,) Rinaldo Reis, e o conselheiro Silvio Amorim, presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) e da Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC) do CNMP durante visitas ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e ao Grupo de Atuação Especial em Sonegação Fiscal e Lavagem de Bens (Gaesf), onde foram recepcionados pelos chefes das referidas unidades ministeriais, promotores de Justiça e suas equipes, e puderam conhecer de perto toda estrutura. Os representantes do CNMP parabenizaram a gestão do MPAL pela organização e competência constatadas na atuação de todos que compõem a instituição.

O conselheiro do CNMP, Sílvio Amorim, teceu elogios ao MPAL enaltecendo a excelência do trabalho de todos quem compõe a instituição.

“Esses dois dias foram muito importantes para mim como presidente de duas comissões do CNMP e tenho convicção de que é o mesmo pensamento dos conselheiros que estiveram conosco, o corregedor Rinaldo e o conselheiro Sebastião Caixeta. Foram dias importantes porque percebemos o trabalho de excelência que é realizado pelo MP de Alagoas, nas esferas administrativas, de combate à corrupção e ao crime organizado, mas também porque percebemos que esse trabalho tem um impacto na sociedade da melhor forma possível, então saímos daqui felizes com o que vimos”, ressalta o conselheiro Sílvio Amorim.

O corregedor-nacional, Rinaldo Reis, mostrou-se impressionado com o planejamento, a organização e a produtividade do MP de Alagoas.

“Esperava encontrar aqui no Ministério Público de Alagoas um Ministério Público bem organizado, bem estruturado, principalmente no que se refere ao combate à corrupção, improbidade administrativa e também nas práticas de gestão, mas confesso que saio ainda muito melhor impressionado com o que vi. Percebi que o procurador-geral de Justiça tem uma equipe excepcional que trabalha com eficácia, assim, posso afirmar, esse é um Ministério Público que tem prestado um grande serviço à sociedade alagoana. Portanto, de parabéns o procurador-geral de Justiça e de parabéns cada um dos integrantes de sua equipe, bem como o corregedor-geral de Justiça que tem feito um excelente trabalho”, enfatiza o corregedor-nacional.

Lisonjeado, o chefe ministerial, Márcio Roberto Tenório, agradeceu aos representantes do CNMP e dividiu os elogios com membros e servidores.

“É gratificante quando temos o trabalho reconhecido e, principalmente, quando o corregedor-nacional enaltece a nossa instituição referindo-se à quem compõe o Ministério Público de Alagoas como grandes e excepcionais prestadores de serviço à sociedade alagoana. Enquanto procurador-geral, agradeço cada palavra e divido os elogios com cada membro e servidor porque nossa gestão é a soma do empenho e doação de cada. Posso afirmar que estaremos sempre tranquilos com as visitas do corregedor-nacional e os conselheiros do CNMP porque trabalhamos pautados pela idoneidade, seguindo as leis e com o propósito único de combater tudo que for ilícito e crime em defesa dos direitos e da cidadania dos alagoanos”, declara o PGJ.

Gaeco

A primeira visita da comitiva do CNMP, acompanhada pelo PGJ, Màrcio Roberto, foi à unidade do Gaeco. Lá o corregedor-nacional e os conselheiros foram recepcionados pelo coordenador, promotor de Justiça Antônio Luiz, e pelos promotores de Justiça, Hamilton Carneiro (coordenador-adjunto) e Martha Bueno. Os representantes do CNMP conheceram todos os setores, as equipes de trabalho, formadas por policiais militares, e ficaram a par de como são desenvolvidas as atividades nos respectivos recintos.

Gaesf

No Gaesf, a recepção ficou sob responsabilidade do coordenador, promotor de Justiça Cyro Blater, bem como da promotora de Justiça, Marília Cerqueira. Da mesma forma, houve a apresentação de toda estrutura e os representantes do CNMP conheceram pormenores sobre o desenvolvimento das atividades voltadas ao combate à sonegação fiscal em Alagoas.