O evento foi nessa quarta-feira (15), no Centro Cultural Rossini Alves Couto, no Recife, em alusão ao aniversário de 131 anos do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), momento em que o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque (PGJ/AL) foi homenageado com a medalha Roberto Lyra, honraria concedida a quem merece destaque pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Na ocasião, chefes ministeriais de outros dois estados, a presidente do Conselho Nacional dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e autoridades locais também foram contemplados. O momento serviu para o lançamento oficial do Hino do Ministério Público de Pernambuco.
Márcio Roberto fala do mérito com orgulho e divide a alegria com membros e servidores do Ministério Público de Alagoas.
“Sinto-me profundamente grato ao procurador-geral de Justiça de Pernambuco, o amigo Paulo Augusto, por entender que ao nosso trabalho à frente do MP de Alagoas cabe essa honraria. Recebo a medalha, mas humildemente divido com todos que diuturnamente alicerçam nossa gestão com suas competentes atuações, com doação incansável para que possamos promover mais justiça à sociedade alagoana. O mérito não é somente do Márcio Roberto, é de todos. Peço que Deus nos guie até ao fim para que tenhamos a oportunidade de realizar muito mais”, declara o PGJ.
Durante a solenidade, membros e servidores do MPPE também foram agraciados com medalhas e botons por tempo de serviço. Segundo o PGJ de Pernambuco, Paulo Augusto, a criação do mérito serve para motivar e reconhecer quem tanto faz pela instituição no decorrer da sua história.
A presidente do CNPG, Norma Cavalcanti, foi a escolhida para discursar em nome dos agraciados com a Medalha Roberto Lyra. Além de agradecer e parabenizar a todos, ela enfatizou a importância de não se medir esforços para agigantar ainda mais o Ministério Público brasileiro.
No início e no fim, os convidados tiveram a oportunidade de ouvir a apresentação da cantora pernambucana Nena Queiroga com repertório propício às festividades juninas, interpretando Luiz Gonzaga, Dominguinhos entre outros. Ela também foi convidada ao palco para cantar o hino da instituição.
As festividades encerraram ao som de parabéns para o MP de Pernambuco, seguidos de um fino coquetel.
Fotos: Claudemir Mota